Conversa de investigado por ser ligado à quadrilha de Adilsinho cita que ele já tinha arrendado bancas em março de 2024. Outras fontes dizem que Rogério Andrade absorveu pontos em Cascadura. Morto aos 95 anos, Piruinha controlava o jogo em bairros da Zona Norte.
Um relatório da Polícia Civil revelou diálogos que indicam que pontos de jogo do bicho de José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, começaram a ser entregues para outros bicheiros 10 meses antes da morte do contraventor, no dia 22 de Janeiro deste ano, aos 95 anos.
Desde a década de 1970, quando aconteceu a divisão territorial do Rio entre os principais banqueiros de bicho da cidade, Piruinha controlava o jogo nas regiões de Madureira, Cascadura, Abolição, Piedade, Inhaúma e Maria da Graça.
Adilsinho
O nome de Adilson Oliveira Coutinho Filho, o Adilsinho (saiba mais sobre ele), aparece em conversas envolvendo o suspeito de ser um dos chefes no setor de exploração de caça-níqueis da quadrilha dele.
O documento ao qual se teve acesso mostra a troca de mensagens com um outro homem apontado como integrante da organização criminosa, em 24 de março do ano passado. O suspeito diz:
"Ele (Adilsinho) pegou a área do Piruinha aí."
"Aqui do lado, Abolição, Piedade", responde o comparsa.
"Isso, área toda do seu Zé (José, nome de batismo de Piruinha) ", disse o suspeito.
Além do relatório, outras fontes nas forças de segurança indicaram que várias áreas de Piruinha foram "arrendadas" para ficarem sob controle de Adilsinho já em 2024.
Atualmente patrono do Salgueiro, escola de samba da Tijuca, Adilsinho está foragido depois de ser indiciado pela Delegacia de Homicídios como suspeito de ser o mandante do assassinato de Marco Antônio Figueiredo, o Marquinho Catiri, e seu segurança em 2022. Ele também é acusado de comandar uma quadrilha que monopolizou a venda de cigarros ilegais no Rio de Janeiro.
Rogério Andrade
Além de Adilsinho, também foi apurado que um dos beneficiados no "arrendamento" das áreas de Piruinha foi o bicheiro Rogério Andrade, segundo as investigações. Apontado como um o mais poderoso contraventor do Rio, Andrade está preso em penitenciária federal, no Mato Grosso do Sul.
Rogério Andrade, que atualmente está preso acusado de ser o mandante do homicídio do rival Fernando Ignnácio, se tornou responsável pelos pontos de jogo do bicho em uma parte de Cascadura.
Outros pontos da Zona Norte, que segundo investigadores antigamente pertenciam ao contraventor Marcelo Mesqueu, conhecido como Cupim, também ficaram com Rogério Andrade.
Cupim ficou foragido por quase um ano após ser denunciado na operação Fim da Linha do Ministério Público, em 2022, e foi preso em 2023, em uma ação conjunta da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio (MPRJ).
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Cupim foi posto em liberdade em julho do ano passado por determinação da Justiça do RJ. Atualmente, ele é monitorado por tornozeleira eletrônica.
Cupim, que já foi ligado ao bicheiro Bernardo Bello – atualmente foragido e maior rival de Rogério Andrade –, foi denunciado por organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro obtidos com a exploração de jogos de azar.
Comments
Post a Comment