Tuiuti contará na Sapucaí história de vertente religiosa afro-cubana; escola é primeira do Grupo Especial a definir enredo
Sorteio na sexta-feira, na Cidade do Samba, definirá ordem dos desfiles do ano que vem
Renato Thor, presidente da Tuiuti, ao centro, com equipe que fará o carnaval 2026Nem bem acabou o carnaval deste ano e as escolas já começaram a se organizar para o de 2026. A Paraíso do Tuiuti aproveitou a celebração de seu aniversário de 73 anos, no domingo, para anunciar o seu próximo enredo. O tema do desfile será “Lonã Ifá Lukumi” que contará a história de uma vertente religiosa afro-cubana que vem sendo redescoberta no Brasil. O desenvolvimento ficará a cargo do carnavalesco Jack Vasconcelos. A sinopse e a logo do enredo serão divulgadas no mês que vem. Na próxima sexta-feira, a Liesa realiza na Cidade do Samba o sorteio da ordem em que as agremiações entrarão na Sapucaí.
A escola de São Cristóvão é a primeira das 12 do Grupo Especial a divulgar o enredo para o próximo desfile. Durante a festa, ocorreu ainda a apresentação do novo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Vinicius Antunes e Rebeca Tito. A dançarina se emocionou no palco.
— Quero agradecer a Deus, ao meu presidente Renato Thor e minha avó. Foi ela quem me trouxe ao Tuiuti. É para você, vó! — afirmou Rebeca, durante a apresentação.
Mais novidades
A escola anunciou ainda outras novidades. Uma delas foi a contratação do coreógrafo David Lima para comandar a comissão de frente. Será o 19° carnaval do artista nesse quesito. Ele foi campeão pela Unidos de Padre Miguel em 2024, além de colecionar diversos prêmios. No desfile deste ano, David fez a coreografia do carro abre-alas da azul e amarelo de São Cristóvão.
Rodrigo Soares e Andrezinho ficarão responsáveis pela direção de harmonia. Para a direção de carnaval, a agremiação trouxe de volta um "prata da casa": Leandro Azevedo.
Sorteio da ordem do desfile será na sexta-feira
Considerado a largada oficial para os desfiles, o sorteio da ordem de entrada das escolas na Sapucaí também acontece mais cedo este ano. Será durante uma festa, na sexta-feira, na Cidade do Samba, com a participação do público, com entrada gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. O encerramento será com show de Jorge Aragão e do Grupo Arruda.
Pelo regulamento já estão definidas as posições de três agremiações: a Acadêmicos de Niterói, que chega ao grupo após ter vencido a Série Ouro, será a primeira de domingo, enquanto a Mocidade Independente de Padre Miguel, 11ª colocada este ano no Grupo Especial, inicia a segunda-feira, e o Paraíso do Tuiuti, 10ª colocada, abre a terça-feira.
As demais sortearão as posições durante o evento, sendo divididas em trincas: Beija-Flor, Mangueira e Salgueiro; Vila Isabel, Unidos da Tijuca e Portela; Grande Rio, Viradouro e Imperatriz Leopoldinense.
A abertura do evento contará com uma apresentação da cantora Cacá Nascimento, seguida pela atual campeã, Beija-Flor. O carnaval de 2026 acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com as seis primeiras colocadas voltando para celebrar no Sábado das Campeãs, dia 21.
Definição na Série Ouro
Na Série Ouro, a Unidos do Porto da Pedra, foi a primeira a escolher enredo para o ano que vem. A escola de São Gonçalo levará à Sapucaí a história dos profissionais do sexo.
O enredo será assinado pelo carnavalesco Mauro Quintaes. A proposta, aliás, faz parte de uma trilogia idealizada por Quintaes na década de 1990. A ideia era abordar a loucura, os ladrões e as prostitutas. Este último tema era o que faltava.
Comments
Post a Comment